ABORDAGEM DA REDAÇÃO DO ENEM SEGUNDO A PEDAGOGIA DOS LETRAMENTOS

Vinicius da Silva Zacarias

Resumo


Este estudo apresenta uma proposta de abordagem do texto dissertativo- argumentativo nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) elaborada à luz dos pressupostos teóricos da pedagogia dos letramentos e do design, para aplicação no ensino médio. As conclusões apontam para a possibilidade de promover uma experiência mais significativa aos estudantes, contrapondo-se à abordagem didática (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), tradicionalmente enfatizada quando do trabalho com a leitura e a produção desse texto específico na escola. Além disso, a proposta oferece aos estudantes a possibilidade de desenvolver sua capacidade de agência e seu senso crítico, qualidades extremamente caras ao cidadão da contemporaneidade.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3839


Palavras-chave


Pedagogia dos letramentos; Pedagogia do design; Texto dissertativo-argumentativo; Enem.

Referências


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