GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE PORTUGUÊS: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO

Sabrina Nayara de Lima Brito, Francisco Edmar Cialdine Arruda

Resumo


Nas últimas décadas, as políticas educacionais nacionais para o ensino de língua portuguesa expressaram a intenção de mudança do paradigma tradicional, mobilizando novos parâmetros teórico-metodológicos a serem testados. Os PCNs (1998) representaram um importante marco dos esforços para estabelecer a didática de gêneros textuais como enquadramento para a aprendizagem das competências comunicativas dos educandos, tendência que se manteve nas pesquisas e nos documentos oficiais. Diante da profusão de aparatos teórico-metodológicos nesse intento, destacamos as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), proposto pelo Grupo de Genebra, como Bronckart (2008), Schneuwly e Dolz (2002), para o ensino de português no ensino fundamental. Para tanto, apresentamos os pressupostos gerais do ISD sobre a didática de língua materna que se relacionam às disposições gerais da BNCC. Como metodologia de pesquisa realizamos um estudo bibliográfico, seguido de uma pesquisa documental, que teve como fonte de análise interpretativa a BNCC (2018) no que tange a etapa do ensino fundamental – anos finais e o componente de Língua Portuguesa. A perspectiva teórica deste trabalho encontra pontos de diálogo subjacentes às disposições da BNCC. Além dos teóricos supramencionados, as discussões contaram com a contribuição de teóricos brasileiros como Antunes (2002), Machado e Cristóvão (2006), Marcuschi (2008) e Oliveira (2009).

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3887


Palavras-chave


Gêneros textuais. Ensino de Português. Interacionismo Sociodiscursivo. BNCC.

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