PLURALIDADE LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO (CODAP/UFS)

Antônio Carlos Silva Júnior, Misael Oliveira dos Santos, Tauany Moraes de Almeida

Resumo


Este trabalho objetiva refletir sobre os impactos das ações desenvolvidas com as línguas estrangeiras no currículo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS) para a promoção da pluralidade linguística a partir das percepções de estudantes do Ensino Fundamental (Anos Finais) da instituição. A pesquisa foi desenvolvida seguindo um aporte teórico-metodológico que dialoga com a agenda da Linguística Aplicada contemporânea no que concerne aos estudos sobre educação, interculturalidade, pluralidade e políticas linguísticas. Seu modelo teórico-metodológico é de natureza qualitativa, de cunho interpretativista e, segundo seu objetivo mais geral, segue uma base explicativa. Como resultado, foi possível constatar que a língua inglesa ocupa um lugar de privilégio entre as línguas estrangeiras, mas que, mesmo assim, os/as estudantes têm interesse em aprender outras línguas, em contraposição ao monolinguismo. Além disso, os/as estudantes relataram que a rotina escolar com as línguas ofertadas pelo CODAP/UFS possibilita uma ampliação do repertório linguístico e sociocultural e geram impactos fora da escola, no contato com diferentes manifestações nas línguas estrangeiras, no desenvolvimento crítico e na formação cidadã.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3897


Palavras-chave


CODAP/UFS; Ensino Fundamental; Línguas Estrangeiras; Pluralidade linguística.

Referências


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