CONTISTAS NEGRAS NA ESCOLA: RELATO DE UM PROJETO

Angélica da Cruz Gonçalves Carlos, Talita Santos Pantaleão da Silva, João Luis Pereira Ourique

Resumo


O cânone literário brasileiro é uma presença constante no fazer pedagógico do professor de literatura da educação básica. Desde a escolha das obras e dos autores para o currículo escolar até as estratégias colocadas em prática na leitura, esta instituição assume uma posição de poder e vigília. Deste modo, as vozes que revelam a heterogeneidade da nossa cultura (e que foram deixadas de lado pela nossa história) permanecem do lado de fora da sala de aula. Com o objetivo de problematizar esta situação e oferecer aos estudantes a possibilidade de ler autoras negras contemporâneas, criamos o projeto de ensino (Re)Conhecendo as contistas negras da literatura brasileira. Durante o primeiro semestre de 2021, trabalhamos de forma remota com quatro contos da antologia Olhos de Azeviche (2017) através de postagens no Facebook. As atividades foram direcionadas para duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Municipal de Pelotas, localizado em Pelotas, Rio Grande do Sul. Ao longo deste percurso, enfrentamos diversas dificuldades em decorrência das limitações que a pandemia da covid-19 impôs ao ensino, mas, apesar deste contexto, conseguimos aplicar o projeto de maneira satisfatória e proporcionar aos alunos-leitores uma introdução a este universo marginal da nossa literatura.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3902


Palavras-chave


Cânone. Literatura brasileira. Autoras negras. Ensino. Leitura.

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