AQUISIÇÃO DA ESCRITA: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO E ANÁLISE ARGUMENTATIVA

Wedja Nívea da Silva Cavalcanti, Isabela Barbosa do Rêgo Barros

Resumo


Este artigo utiliza preceitos da Teoria da Argumentação na Língua para fundamentar uma proposta de produção e análise de textos escritos durante o processo de alfabetização, a fim de evidenciar que durante a aquisição da língua escrita os textos produzidos pelas crianças apresentam elementos capazes de caracterizá-los como argumentativos. As produções textuais analisadas são resultantes de um trabalho com uma sequência didática que possibilitou o processo de enunciação dos sujeitos por meio de sua escrita e a análise dessa reflete acerca da utilização dos Modificadores Realizantes e Desrealizantes que funcionam como operadores discursivos e têm seus efeitos argumentativos refletidos à luz da teoria desenvolvida por Oswald Ducrot e colaboradores.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3903

 


Palavras-chave


Teoria da Argumentação na Língua; Textos Escritos; Modificadores; Oswald Ducrot Alfabetização;

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