E AGORA, BRECHT?

Antônio Jackson de Souza Brandão (UNISA/SP), Lúcia Amaral Sarubala (UNISA/SP)

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar a intertextualidade entre a poesia de Bertold Brecht e Carlos Drummond de Andrade, sob a perspectiva da Segunda Guerra Mundial. A poesia alemã de Bertold Brecht ainda é pouco traduzida no Brasil. O autor tem vasta obra e inúmeros poemas reunidos no livro Die Gedichte von Bertold Brecht, onde retrata a dor, o sofrimento e o inconformismo declaradamente esquerdista perante o crescente nazismo na Alemanha no entre guerras. Já Drummond tem sua obra amplamente lida e apreciada. Os poemas que escolhi para esta análise são do livro A Rosa do Povo – publicado em 1945 – e considerado pela crítica como um dos mais poéticos e políticos. Busquei fundamentar a minha pesquisa em Hannah Arendt, John Willett, Erich Hobsbawm, Alfredo Bosi e Affonso Romano de Sant’Anna, entre outros.

PALAVRAS CHAVE: Bertold Brecht. Carlos Drummond de Andrade. Segunda Guerra Mundial. Utopia.

 

Abstract

 

O objetivo deste artigo é analisar a intertextualidade entre a poesia de Bertold Brecht e Carlos Drummond de Andrade, sob a perspectiva da Segunda Guerra Mundial. A poesia alemã de Bertold Brecht ainda é pouco traduzida no Brasil. O autor tem vasta obra e inúmeros poemas reunidos no livro Die Gedichte von Bertold Brecht, onde retrata a dor, o sofrimento e o inconformismo declaradamente esquerdista perante o crescente nazismo na Alemanha no entre guerras. Já Drummond tem sua obra amplamente lida e apreciada. Os poemas que escolhi para esta análise são do livro A Rosa do Povo – publicado em 1945 – e considerado pela crítica como um dos mais poéticos e políticos. Busquei fundamentar a minha pesquisa em Hannah Arendt, John Willett, Erich Hobsbawm, Alfredo Bosi e Affonso Romano de Sant’Anna, entre outros.

KEYWORDS: Bertold Brecht. Carlos Drummond de Andrade. Second World War. Utopia

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v2i1.396

 


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