DINHEIRO E CASAMENTO: UMA UNIÃO SEGURA? PROPOSTA DE ANÁLISE DISCURSIVA DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Franciele Luzia de Oliveira Orsatto (UNIOESTE), Franciele Maria Martiny (UNIOESTE)

Resumo


Este artigo propõe uma leitura de um anúncio publicitário do Banco Itaú para venda de seguro de vida, com base na análise dialógica do discurso (ADD). Mobilizando conceitos como dialogismo e gêneros discursivos, observa-se como ocorre a produção de sentidos. O anúncio retoma aspectos do sistema patriarcal, em que o homem deve prover a prole e o faz, sobretudo, pelo viés financeiro. A análise revela o quanto aquilo que é dito organiza-se em função do Outro, que integra o discurso em seu âmago.

PALAVRAS-CHAVE: Análise dialógica do discurso. Dialogismo. Anúncio publicitário.

 

Abstract

 

This article proposes a reading of an advertisement from Banco Itaú to sell life insurance, based on dialogic discourse analysis (DDA). Mobilizing concepts such as dialogism and discourse genres, it is observed how production of meaning occurs. The advertisement incorporates aspects of the patriarchal system, in which man must support his offspring, especially financially. The analysis shows how what is said is organized according to the Other, which integrates the speech at its core.

KEYWORDS: Dialogic discourse analysis. Dialogism. Advertisement.


Referências


BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. 2. ed. Tradução de

Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997a.

______. Problemas da poética de Dostoiévski. 2. ed. rev. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de

Janeiro: Forense Universitária, 1997b.

______. (VOLOCHÍNOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais

do método sociológico na ciência da linguagem. 10 ed. Tradução de Michel Lahud e Yara F.

Vieira. São Paulo: Hucitec, 2002.

BRAIT, B. Linguagem e identidade: um constante trabalho de estilo. Trabalho, educação e

saúde, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 15-32, mar. 2004.

DM9DDb. Novo Seguro Itaú Vida terá campanha da DM9. Disponível em:

. Acesso em: 24 nov. 2013.

DM9DDb. Campanha Seguro Itaú Vida. Revista Veja, São Paulo, ed. 2185, p. 15, 06 out. 2010.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola

Editorial, 2008.

PUBLIABRIL. Perfil dos leitores. Disponível em: .

Acesso em: 30 out. 2013.

SCALZO, M. Jornalismo de revista. São Paulo: Contexto, 2004.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:



 

Outros Indexadores e Bancos de Dados:

Library of Congress

 

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

 

Copac – United Kingdom

 

Bielefeld Academic Search Engine

 

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.