AUTORIDADE, VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO EM “A CARTILHA”, DE DINORATH DO VALLE

Pâmela Coca dos Santos Ramos (UNESP)

Resumo


Neste artigo, analisamos e interpretamos o conto A cartilha, que integra o livro O vestido amarelo, de Dinorath do Valle. Buscamos estudar o modo como a autoridade e a violência, associadas a uma visão autoritária da educação da criança, constroem, na estrutura familiar nuclear, uma situação dramática em que estudo e castigo se entrelaçam, marcando a vida da menina protagonista do conto. Para isso, nos utilizaremos de trabalhos como O ponto de vista na ficção, de Norman Friedman e de Família patriarcal e nuclear: conceito, características e transformações, de Roosenberg Alves, entre outros.

Palavras-chave: Autoridade. Dinorath do Valle. Educação. Família. Violência.


Referências


ALVES, R. R. Família patriarcal e nuclear: conceito, características e transformações. Disponível em: . Acesso em: 08 fev. 2016.

COELHO, N. N. Dicionário crítico de escritoras brasileiras. São Paulo: Escrituras Editora, 2002.

FRANCO Jr., Arnaldo. Operadores de leitura da narrativa. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: EdUEM, 2003. p. 33-56.

FORSTER, E. M. Aspectos do romance. Porto Alegre: Globo, 1969.

FRIEDMAN, N. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Tradução de Fábio Fonseca de Melo. Revista Usp, São Paulo, n. 53, p. 166-182, mar.-mai./2002.

SILVA, A. M. S. Dinorath do Vale: literatura e experiência midiática. In: ______. Os bárbaros submetidos. São Paulo: Unimar, 2006. p. 135-147.

TOMACHEVSKI, B. Temática. In: EIKHENBAUM, B. et al. Teoria da literatura: os formalistas russos. Porto Alegre. 1976. p. 169-173.

VALLE, D. A cartilha In: ______. O Vestido Amarelo. Rio de Janeiro: Artenova, 1976. p. 126-129.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: