AS SEMENTES DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: ALGUMAS REFLEXÕES
Resumo
Nas últimas décadas, muitas pesquisas e estudos foram realizados na tentativa de compreender como ocorrem os processos de ensino de leitura literária nas escolas e como novas metodologias (muitas vezes, indicadas pelos próprios pesquisadores) podem auxiliar o professor ao se constituírem ferramentas pedagógicas nos processos de desenvolvimento do gosto pela leitura e consequentemente, da formação do aluno-leitor. Entretanto, muitas práticas escolares de leitura e interpretação dos textos literários ainda têm se distanciado do seu propósito que é a formação de um aluno leitor, conforme discutido por Cosson (2014) ao propor metodologias diferenciadas quanto aos padrões presentes nos materiais didáticos na tentativa de promover o letramento literário na escola. Compartilhamos dessa mesma preocupação, por isso propomos aqui uma abordagem bibliográfica que versa sobre a temática do letramento literário e do texto literário, abordagem essa fruto de pesquisas envolvendo o letramento, a literatura e o ensino. Assim, temos como objetivo principal de repensar o lugar que os textos literários devem ocupar em âmbito educacional e como este lugar pode possibilitar que a literatura assuma sua função na escola que é a formação humana (CANDIDO, 1995). Para a fundamentação bibliográfica dessa pesquisa e discussão dos temas letramento literário e leitura literária nos apoiamos fundamentalmente em Cosson (2014), Colomer (2007), Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013) e Torres e Sampaio (2015) e para o trabalho didático nos referendamos nos PCNs. Por fim, podemos pontuar as seguintes reflexões: como profissionais das Letras, devemos nos atentar para a importância de se ler literatura em sala de aula e de se contextualizar esta à vivência do educando, a fim de promovemos o letramento literário e (re)ativarmos sentimentos que somente o contato com a literatura poderá proporcionar.
Palavras-chave: Leitura literária. Ensino. Reflexão.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|