CORTE E COLAGEM: A POESIA DE REMENDOS DE ADÍLIA LOPES

Karine Ferreira Maciel (UFRJ)

Resumo


Octavio Paz, em Os filhos do barro (1984), estabelece a noção de tradição moderna. Um aparente paradoxo, mas que busca estabelecer para a modernidade um papel duplo daquela que não só rompe como também resgata, uma vez que, aliada à novidade, está a apropriação da pluralidade de passados, tal como nos esclarece a afirmação: “O moderno não é caracterizado unicamente por sua novidade, mas por sua heterogeneidade” (PAZ, 1984, p. 18). É a partir da afirmação de Paz, atravessada por outros teóricos, como Nietzsche e Hugo Friedrich, que discutiremos o resgate da tradição, seja ela canônica ou popular, empreendido pela poetisa portuguesa Adília Lopes. Além do mais, será possível perceber as novas formas de percepções que acompanham essa retomada, tal qual uma demarcação do espaço da poesia de autoria feminina.

Palavras-chave: Tradição. Modernidade. Adília Lopes. Canônico. Popular.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: