O brasileiro Franklin Jorge e os poetas africanos

Ciro Leandro Costa da Fonsêca, Sebastião Marques Cardoso

Resumo


Este trabalho objetiva tecer um olhar sobre o processo de independência dos países africanos a partir da escrita do jornalista potiguar Franklin Jorge, tendo por base a matéria produzida para o Suplemento Literário do jornal “Minas Gerais”, publicada em 22 de Novembro de 1975, intitulada POETAS ANGOLANOS. Nesse texto, o escritor traça um diálogo com poetas angolanos ao longo do processo de independência dos países e da produção poética a partir desse contexto, alertando para o desconhecimento da literatura africana pelos brasileiros, mais especificamente da angolana. Aproveitaremos a oportunidade para, ainda, comentarmos criticamente os poemas selecionados pelo jornalista, na tentativa de melhor compreender a representação cultural e identitária dessas manifestações literárias no quadro da emancipação política dos países africanos, em especial de Angola.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura e Política. Independência dos Países Africanos de Língua Portuguesa. Franklin Jorge. Poetas Angolanos.



 


Referências


BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

CANDIDO, Antonio. Sílvio Romero: teoria, crítica e história literária. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1978.

JORGE, Frankiln. POETAS ANGOLANOS. Suplemento Literário do jornal Minas Gerais. Belo Horizonte, 22 de Novembro de 1975.

_____. O Livro dos Afiguraves: folhetim de Bom Jesus da Serra de Luís Gomes.

Natal: Feedback, 2015.

_____. Ficções Fricções Africções. Prêmio Luis da Câmara Cascudo/Prefeitura do Natal, 1998. Florianópolis: Mares do Sul, 1999.

GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Tradução do inglês por Cid Knipel Moreira. São Paulo: 34; Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.

SAID, Edward W. Cultura e imperialismo. Trad.: Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: