Fronteiras e dimensões do real: tensões entre literatura e vida no pensamento de Claudio Willer

Thomas Frizeiro

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir a tensão entre a vida e o literário no ensaio-manifesto “Fronteiras e dimensões do Grito”, de 1964, do poeta Claudio Willer, abrindo diálogo também sobre o limite dos gêneros literários, ou mais especificamente, do ensaio e do manifesto, utilizando do pensamento de Florencia Garramuño, sobre a forte tendência da literatura, a partir da década de 1970, de estriar os limites do real e dos gêneros e suportes literários. Para abordar o pensamento de Willer, partimos do manifesto Futurista, passando por Lautréamont e Ginsberg chegando até o poeta paulista, analisando seu manifesto à luz do pensamento de Theodore W. Adorno sobre o gênero ensaio. A partir desse recorte, buscamos refletir sobre o espaço de relações e de experimentação contínua na poesia.

PALAVRAS-CHAVE: Poesia brasileira. Experimentação. Gêneros literários. Geração de 1960. Contracultura.




Referências


ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: Notas de Literatura I. Tradução Jorge de Almeida. São Paulo: 34, 2012. p. 15-45.

GARRAMUÑO, Florencia. A experiência opaca: literatura e desencanto. Tradução Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

GINSBERG, Allen. Uivo, Kaddish e outros poemas. Tradução Claudio Willer. Porto Alegre, L&PM, 2010.

HUNGRIA, Camila; D’ELIA, Renata. Os dentes da memória: Piva, Willer, Franceschi, Bicelli e uma trajetória paulista de poesia. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011.

PERLOFF, Marjorie. Violência e precisão: o manifesto como forma de arte. In: ______. O momento futurista: avant-gard, avant-guerre, e a linguagem da ruptura. Tradução Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: USP, 1993. p. 151-204.

ROSZAK, Theodore. A contracultura: reflexões sobre a sociedade tecnocrática e a oposição juvenil. 2. ed. Tradução Donaldson M. Garschagen. Petrópolis: Vozes, 1972.

WILLER, Claudio. Estranhas experiências e outros poemas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004.

______. Fronteiras e dimensões do grito. In: ______. Manifestos 1964-2010. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013a. p. 25-50.

______. Introdução. In: GINSBERG, Allen. Uivo, Kaddish e outros poemas. Tradução Claudio Willer. Porto Alegre, L&PM, 2010. p. 7-18.

______. Prefácio, O astro negro. In: LAUTRÉAMONT. Obra completa: Os Cantos de Maldoror, poesias, cartas. Tradução Claudio Willer. São Paulo: Iluminuras, 1997. p. 13-64.

______. Um quarto manifesto? In: ______. Manifestos 1964-2010. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013b. p. 6-23.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: