A EXPRESSÃO DE FUTURIDADE EM PERIÓDICOS MANAUARAS

Jussara Araújo (UEA), Silvana Andrade (UEA)

Resumo


A expressão de futuridade no português brasileiro é um fenômeno de variação que tem sido objeto de estudos em pesquisas sociolinguísticas, funcionalistas e sociofuncionalistas de diversas regiões do Brasil, principalmente na oralidade. Em Manaus, no projeto FAMAC, em 2015, iniciaram pesquisas sobre esse tema, visando ocorrências na escrita, com foco na seguinte estrutura: verbo ir (presente/futuro) + infinitivo. Neste artigo, inserido no projeto citado, objetivou-se documentar a ocorrência da perífrase na escrita jornalística manauara, considerando a relevância dos jornais impressos como meio de comunicação social e de difusão de notícias. A coleta de dados compreendeu um período de seis meses e foi realizada em três periódicos da cidade de Manaus: A Crítica, Diário do Amazonas e Dez Minutos. Sua fundamentação teórica baseou-se em aspectos da Teoria da Variação, do Funcionalismo e da Gramaticalização. O artigo revelou que a perífrase está presente na escrita jornalística, porém não supera a realização da forma sintética. E, o percentual de ocorrência do futuro composto varia de acordo com a classe social a que o periódico se dirige.

PALAVRAS-CHAVE: Expressão futuridade. Perífrase. Escrita jornalística.


Referências


ALMEIDA, F. S.; FIGUEREIDO, J. G. S.; OLIVEIRA, J. M. Relevância de variáveis linguísticas e sociais na expressão do futuro verbal. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA AMÉRICA LATINA (ALFAL), 17., 2014, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2014. p. 1-13.

ANDRADE, Bruno de Sousa. A expressão do futuro do presente na fala manauara culta: motivações linguísticas e variação. 2012. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2012.

BARROS, Nathalie Anne Conceição de. A análise da ocorrência do pretérito imperfeito do indicativo na expressão do irrealis na fala manauara. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2015.

FRAGOSO, Luane da Costa Pinto Lins. A Gramática Funcional e o Processo de Gramaticalização. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, Rio de Janeiro, v. II, n. VI, p. 1-7, jul.-set. 2003.

HOPPER, P. J. On some principles of grammaticization. In: TRAUGOTT, E. C.; HEINE, B. (Ed.). Approaches to grammaticalization. Vol. 1. Philadelphia: John Benjamins Company, 1991. p. 17-35.

MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

OLIVEIRA, Josane Moreira. O futuro da língua portuguesa ontem e hoje: variação e mudança. 2006. 254 f. Tese (Doutorado em Letras Vernáculas) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

OLIVEIRA, Josane Moreira. A trajetória do futuro perifrástico na Língua Portuguesa: séculos XVIII, XIX e XX. Revista da ABRALIN. Pará, n. 2, jul.-dez. 2008.

OLIVEIRA, Josane Moreira. A expressão do futuro verbal na escrita jornalística baiana. Revista Linguística, Rio de Janeiro, n. 1, jun. 2012.

WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. Empirical foundations for a theory of Language change. In: LEHMANN, W. P.; MALKIEL, Y. (Ed.) Directions for Historical linguistics. Austin: University of Texas Press, 1968. p. 95-188.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: