REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO IFMT: RELIGANDO SABERES

Edsônia Souza Oliveira Melo (IFMT)

Resumo


Este artigo busca levantar algumas reflexões acerca do processo de formação continuada dos professores de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, especialmente a partir da criação de um grupo de estudo em 2014. Desse modo, os dados analisados aqui se referem às práticas realizadas pelos professores em formação. Fundamentada na perspectiva da complexidade desenvolvida por Morin (2005, 2013) e da teoria tripolar de formação que envolve os três polos – autoformação, heteroformação e ecoformação, de Gaston Pineau, (2010) serão articulados os estudos realizados por Freire e Leffa (2013) e Moraes (2008). Os dados mostraram que as conquistas alcançadas por esse grupo de professores ocorreram, a partir da formação conjunta, centrada na coletividade, o que resultou em mudanças significativas para a sua realidade educacional.

PALAVRAS-CHAVE: Pensamento Complexo. Auto-hetero-eco formação. Formação docente.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v7i2.1633


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