Sociolinguística no ensino de Língua Portuguesa: saberes docentes sobre variação linguística

José Marcos Ernesto Santana de França, Josefa Felix do Nascimento

Resumo


A temática da variação linguística é fato nos livros didáticos de Português, portanto é matéria de ensino nas aulas da disciplina. A presença dessa temática nos livros de Português é consequência das políticas educacionais de governo que instituíram avaliação e documentos oficiais, como a Prova Brasil e os PCN de LP, para nortear o ensino básico, e dos estudos sociolinguísticos nas últimas décadas, portanto requer um professor preparado para tratar do assunto com a devida propriedade. Tendo isso em vista, nossa pesquisa teve como principal objetivo analisar o nível de conhecimento e domínio dos professores de língua portuguesa que atuam no Ensino Fundamental sobre a variação linguística e o seu ensino. Para atingir esse propósito, aplicamos questionários a 15 professores de português da rede pública de ensino do município de Itabaianinha, no Estado de Sergipe, e nos subsidiamos em conceitos da Sociolinguística Variacionista, a partir de autores como Labov (2008), Weinreich; Labov; Herzog (2006), Mollica (2010), Bortoni-Ricardo (2006) e outros. Os resultados obtidos apontaram que, embora os professores tenham reconhecimento do papel e da relevância dos preceitos da Sociolinguística em relação à variação linguística e os julguem importantes, eles demonstram não ter conhecimento do teor da Prova Brasil e dos PCN bem como não deterem domínio teórico efetivo para utilizá-lo em sua prática docente.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v7i3.1704


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