A variação linguística e sua abordagem no livro didático de Língua Portuguesa

Yuri da Silva Kurosawa, THIAGO SOARES DE OLIVEIRA

Resumo


Considerando a realidade linguística do nosso país e a importância do estudo da variação linguística para o ensino-aprendizagem, esta pesquisa tem como objetivo compreender como a variação linguística é abordada no livro didático de Língua Portuguesa, especificamente do 6º ano. Para a realização deste estudo bibliográfico e documental, selecionamos como fonte de análise um volume da obra Português Linguagens, 8ª edição reformulada e publicada em 2014, de autoria de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, destinados ao Ensino Fundamental. Para tanto, buscou-se construir um referencial teórico capaz de dar conta de configurar a língua em sua natureza heterogênea, bem como relacionada a aspectos socioculturais, motivo pelo qual se fundamenta este trabalho nas obras de Bagno (1999, 2007), Travaglia (2009), Antunes (2007, 2009), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), entre outros. Pudemos verificar, por meio das análises, que o livro didático aqui avaliado aborda a variação linguística, porém o assunto é tratado de forma superficial. Além disso, percebe-se que o conteúdo envolvendo a variação linguística são análises estritamente gramaticais, o que não contribui significativamente para o domínio da língua e não amplia a capacidade do aluno para compreender e expressar em diferentes situações de comunicação.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v7i3.1706


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