Interação e participação significativa: características e estruturação do gênero vlog

Anair Valênia, Yuri Pereira de Amorim

Resumo


O surgimento da internet tem facilitado a busca por novas informações e conhecimentos, sendo um deles o estudo dos gêneros. Assim, esse artigo tem como finalidade evidenciar como o vlog, considerado nessa pesquisa como gênero discursivo digital, estrutura-se e como se dá a questão da interatividade. Para isso, serão utilizados como aporte teórico os autores Bakhtin (2003), Jenkins (2009) e Hayles (2009) e suas devidas teorias sobre estruturação do gênero, participação significativa e interatividade. A metodologia utilizada diz respeito à revisão e seleção de material teórico e à escolha de dois vlogs para análise, sendo eles Quem é você, Alasca? e Tipos de mães – feliz dia das mães, mamães!. Os resultados esperados são contribuir para pesquisas voltadas para o campo digital e demonstrar se o vlog realmente organiza-se como gênero.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v7i3.1726


Referências


AMARO, Fausto. Por um estudo dos vlogs: apontamentos inicias e contribuições teóricas de Marshall McLuhan. Contemporânea, Rio de Janeiro, v.9, n.2, p. 153-168, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARRETO, Juliano. Internautas incrementam blogues com vídeos digitais. Folha de São Paulo, São Paulo, p. F2, 24 nov. 2004. Disponível em:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u17523.shtml. Acesso em: 30 dez. 2016.

BAUER, Cacai. Tipos de mães – feliz dia das mães, mamães! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WiMMMnQaJYI. Acesso em: 17 abr. 2018.

CILTO, Eduardo. Quem é você, Alasca? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MSTMdnS64Uw. Acesso em: 17 abr. 2018.

HAYLES, Katherine. Literatura eletrônica: novos horizontes para o literário. São Paulo, Global Editora, 2009.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo, Editora Aleph, 2009.

POLONI, Gustavo; MAIA, Felipe; CAPUTO, Victor. O Império Nerd contra-ataca. Revista Info, n. 303, p.46-55, maio 2011.

ROJO, Roxane; Moura, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola editorial, 2012.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: