A INVERSÃO DOS PAPÉIS SOCIAIS EM O ETERNO MARIDO (1870), DE FIÓDOR DOSTOIÉVSKI

Ana Maria Soares Zukoski (UEM), André Eduardo Tardivo (UEM)

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise interpretativa acerca da inversão de papéis sociais apresentada na novela russa O eterno marido, publicada em 1870, por Fiódor Dostoiévski. Considerando o contexto do século XIX, Dostoiévski, ao apresentar a figura do “eterno marido” que consiste em um tipo de homem feito para o casamento, o autor tenciona uma inversão acerca da representação dos papéis sociais, uma vez que o contexto social da época impelia a figura feminina para as obrigatoriedades e subordinação ao casamento. Além de apresentar essa nova representação masculina, o escritor russo também promove a inversão no que tange a representação feminina, talhando um tipo de mulher que, ao contrastar aos ideais femininos, torna-se adequada a fazer par com os eternos maridos. O artigo será embasado nos pressupostos teóricos da Crítica Feminista com autores como Therborn (2006), Stearns (2012), Wollstonecraft (2016), Campos (1992), Bourdieu (2015) entre outros.

PALAVRAS-CHAVE: Opressão patriarcal. Convenções sociais. Casamento. Subversão feminina.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v8i1.1763


Referências


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