DOIS HOMENS QUE SE AMAM: A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO SEM ÓRGÃOS NO CONTEXTO DA DITADURA ARGENTINA
Resumo
Propomos realizar uma leitura do romance La más maravillosa música: una historia de amor peronista (BAZÁN, 2002) à luz da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Para tanto, discorreremos sobre o modo pelo qual os protagonistas dessa narrativa promovem a construção dos seus próprios Corpos sem Órgãos (DELEUZE; GUATTARI, 2012), a fim de viverem um amor desterritorializado em tempos de negação das relações homossexuais, ao longo da ditadura argentina.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura Latino-americana. Ditadura argentina. Corpo sem Órgãos. Homossexualidade.
Referências
BAZÁN, O. Y un día Nico se fue. Buenos Aires: Marea, 1999.
BAZÁN, O. La más maravillosa música: una historia de amor peronista. Buenos Aires: Perfil libros, 2002.
BAZÁN, O. La canción de los peces que ladran a la luna. Buenos Aires: Perfil libros, 2006.
BAZÁN, O. Vos porque no tenés hijos. Buenos Aires: Perfil libros, 2011.
BENTO, B. Transviad@s: gênero, sexualidade e direitos humanos. Salvador: EDUFBA, 2017.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2012.
FIGUEIREDO, E. A literatura como arquivo da ditadura brasileira. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.
GREEN, J. N; QUINALHA, R. Ditadura e homossexualidades: repressão, resistência e busca da verdade. São Carlos: EduFSCar, 2014.
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LEMEBEL, P. Tengo miedo torero. Santiago: Seix Barral, 2004.
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QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
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