OS ENTRELACES DO NARRAR E DO ANIMISMO: UMA LEITURA DE “AFINAL, CARLOTA GENTINA NÃO CHEGOU DE VOAR?”, DE MIA COUTO
Resumo
O presente artigo objetiva analisar o complexo narrador do conto Afinal, Carlota Gentina não chegou de voar?, de Mia Couto, parte de seu livro Vozes anoitecidas. Para tal, pretendeu-se focar nas relações e nos entrecruzamentos feitos pelo animismo do personagem-narrador para com o ato de narrar e em como o encontro dessas duas instâncias moldam o ser desse protagonista. Além disso, buscou-se compreender o processo que o narrar percorre pela subjetividade do personagem em questão. Para tanto, tais análises advieram à luz de teóricos como Adorno (2003; 2009), Arrigucci Junior (1998) e Benjamin (1994).
PALAVRAS-CHAVE: Narrador. Animismo. Mia Couto.
Referências
ADORNO, Theodor. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: ______. Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003. p. 55-63.
ADORNO, Theodor. Dialética negativa. Tradução de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2009.
ARRIGUCCI JR., Davi. Teoria da narrativa: posições do narrador. Jornal de Psicanálise, São Paulo, v. 31, n. 57, p. 9-43, set. 1998.
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COUTO, Mia. Afinal, Carlota Gentina não chegou de voar?. In: ______. Vozes anoitecidas. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 45-51.
FREUD, Sigmund. Animismo, magia e onipotência de pensamentos. In: ______. Totem e tabu. Tradução de Paulo Sérgio de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 121-154.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Tradução de Ricardo Correia Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
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QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
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