IDENTIDADE E ANCESTRALIDADE NA LITERATURA INDÍGENA

Lilian Greice dos Santos Ortiz da Silveira (FURG)

Resumo


Marcada pela oralidade, a literatura indígena ainda ocupa um espaço reduzido dentro do âmbito literário. Em decorrência disso, existe a necessidade de busca por representatividade e voz. Isto posto, o presente estudo pretende discutir a obra Crônicas de São Paulo: um olhar indígena, publicada no ano de 2004 e de autoria de Daniel Munduruku, a partir de um olhar que investiga o espaço ocupado pela literatura indígena e a forma como a escrita acaba funcionando como uma prática que mostra cultura e identidade. Para tanto, partiremos dos apontamentos de Lynn Mario de Souza (2003), Maria Inês de Almeida (2009) e Julie Cruikshank (1998), teóricos que refletem acerca da oralidade e da escrita literária indígena. Por fim, discutiremos a forma como Daniel Munduruku se insere no sistema literário e como o autor dá voz ao seu povo a partir da publicação de suas crônicas, escritas de dentro de um centro urbano relacionando culturas distintas.


Referências


ALMEIDA, Maria Inês de; QUEIROZ, Sônia. “Livros da floresta”. In: ______. Na captura da voz: as edições da narrativa oral no Brasil. Belo Horizonte: Autentica/UFMG, 2004.

______.Maria Inês de. Desocidentada: experiência literária em terra indígena. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. P. 9-27.

CRUIKSHANK, Julie. Tradição oral e história oral: revendo algumas questões. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998. P. 149-164.

CUNHA, Rubelise da. O arco em palavra: a reinvenção do presente nas crônicas de Daniel Munduruku. Revista Pontos de Interrogação, v. 4, n. 2, jul./dez. 2014. P. 71-84.

MUNDURUKU, Daniel. Crônicas de São Paulo: um olhar indígena. São Paulo: Callis Ed., 2010.

SOUZA, Lynn Mário T. Menezes de. Que história é essa? A escrita indígena no Brasil. In: SANTOS, Eloína Prati dos (org.). Perspectivas da literatura ameríndia no Brasil, estados Unidos e Canadá. Feira de Santana: UEFS, 2003. P.123-137.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: