O IMPLÍCITO E O EXPLÍCITO NO DISCURSO DE UM VIAJANTE ESPANHOL NO SÉCULO XXI

Ruan Fellipe Munhoz (UEM)

Resumo


O presente artigo expõe uma leitura do relato Viaje al outro Brasil: Del Mato Grosso a la Amazonia y al Nordeste Atlántico, publicado pelo escritor-viajante espanhol Javier Nart, em 2002. Centralizamos nossa análise na proposta apresentada pelo narrador de desconstruir a visão de Paraíso Terreal comumente ligada à região amazônica. Para tanto, abordaremos o conceito de viagem defendido por Ianni (2003) e a consequente transmissão das informações nos relatos de viagens, gênero definido por Carrizo Rueda (2008). Em seguida, utilizamos a teoria de Belsey (1982) para mostrar que tudo o que se transmite é representação e não a realidade objetiva e concreta. Por fim, nos dedicaremos à análise do texto literário em questão para comprovar que o narrador em primeira pessoa desenvolve o seu ponto de vista sobre a paisagem e os problemas socioambientais presentes no espaço visitado a partir de descrições que não são ingênuas, mas construídas por fatores da sua subjetividade e de sua posição ideológica sobre as especificidades do local, posição que nos faz indagar os motivos que o levaram a construir determinado discurso e os seus interesses com essa ação.

Referências


BELSEY, C. A prática crítica. Tradução: Ana Isabel Sobral Carvalho. Porto: Edições 70, 1982.

CARRIZO RUEDA, S. A. Construcción y recepción de fragmentos de mundo. In: CARRIZO RUEDA, S. A. (ed.) Escrituras del viaje. Buenos Aires: Biblos, 2008.

HOLANDA, S. B. de. Visão do Paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

IANNI, O. A metáfora da viagem. In: Enigmas da modernidade-mundo. 3. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

NART, J. Viaje al otro Brasil. Del Mato Grosso a la Amazonia y al Nordeste Atlántico. Madrid: Punto de lectura, 2002. 366 p.

SAID, E. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

TODOROV, T. A conquista da América. A questão do outro. Trad. Beatriz Perrone Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

TODOROV, T. El viaje y su relato. In: Las morales de La historia. Trad. Marta Beltrán Alcázar. Barcelona: Paidós, 1993.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: