Interação imagem-texto em livro didático de língua portuguesa: uma breve análise multimodal
Resumo
À luz dos estudos de multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; LEVIN; LESGOLD, 1978; LEVIN, 1981; CARNEY; LEVIN, 2002), analisamos, neste trabalho, a interação entre texto verbal e visual em um livro didático de Língua Portuguesa e Literatura. Nosso objetivo é observar como a interação entre dois códigos semióticos distintos (texto verbal e imagético) aparece no material didático selecionado com o intuito de auxiliar os discentes nos exercícios de compreensão e assimilação dos conteúdos, durante o processo de aprendizagem. Para tanto, selecionamos e extraímos três imagens do livro didático Novas palavras (v.1), distribuído gratuitamente para alunos da rede pública de Ensino Médio do estado do Ceará. As análises indicam que as imagens selecionadas funcionam como função representacional dentro do texto de acordo com o letramento multimodal preconizado por Levin (1981) e Carney e Levin (2002).
Referências
AMARAL, E.; FERREIRA, M.; LEITE, R.; ANTÔNIO, S. Novas Palavras. Manual do Professor. 2. ed. São Paulo: FTD, 2013. v. 1.
BARBOSA, V. S. Multimodalidade e Letramento Visual: uma proposta de intervenção pedagógica para integrar as habilidades de ler e ver no processo de ensino e aprendizagem de inglês como Língua Estrangeira. 2017. 416 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017. Disponível em: < http://www.uece.br/posla/teses/305-2017 >. Acesso em: 25 dez. 2019.
BARNES, S. B. An introduction to visual communication: from cave art to second life. New York: Peter Lang, 2011.
BELMIRO, C. A. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Educação e Sociedade, 21, n. 72, ago. 2000. Disponível em: www.scielo.br/pdf/es/v21n72/4191.pdf. Acesso em: 04 jul. 2017.
CARNEY, R. N.; LEVIN, J. R. Pictorial illustrations still improve student's learning from text. Educational Psychology Review, v. 14, n. 1, p. 5-26, 2002.
CARVALHO, S. A. As interações imagem-texto em material didático online para a formação a distância de professores de inglês. 2016. 288 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará, 2016. Disponível em: http://www.uece.br/posla/teses/305-2017. Acesso em: 25 dez. 2019.
DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramentos. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitória: Kaygangue, 2005.
FERRAZ, J. de A. V.; VILLAS BOAS, L. L. A importância da sistematização do trabalho com textos multimodais nas aulas de língua estrangeira. Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades (UnB), v. 10, p. 1-10, 2007. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/viewFile/16392/11672. Acesso em: 18 jul. 2017.
_______. Gêneros multimodais: novos caminhos discursivos. In: VIII Encontro Nacional de Linguagem Verbal e Não Verbal, 2008, São Paulo. Anais do Estudos do Discurso: diferentes perspectivas, p. 1-14, 2008. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/dlcv/enil/pdf/2_Janaina_AF.pdf. Acesso em: 17 jul. 2017.
______. A importância da multimodalidade na formação do docente de português como segunda língua. In: II SIELP, 2011, Uberlândia-MG. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, v. 1. p. 408-417, 2011. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wpcontent/uploads/2014/06/volume_1_artigo_045.pdf. Acesso em: 17 jul. 2017.
______. Multimodalidade e Ensino de Línguas: novas perspectivas discursivas. Brasília. 2011. 200 f. Tese (Doutorado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade de Brasília. 2011. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/10401/1/2011_JanainaDeAquinoFerraz.pdf. Acesso em: 17 jul. 2017.
HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1985, 1994.
LEVIN, J. R. On function of pictures in Prose. In: PIROZZOLO, F. J. e WITTRICK, M. C. (Ed.). Neuropsychological and Cognitive Processes in Reading. New York: Academic Press, 1981. p. 203-28.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia de livros Didáticos - PNLD 2015 - Língua Portuguesa - Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2014. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/arquivos/category/125-guias?download=9009:pnld-2015-portugues. Acesso em: 13 maio 2017.
MARTINS, I. et. al. Uma Análise das Imagens nos Livros Didáticos de Ciências para o Ensino Fundamental. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, 2003. Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Porto Alegre: ABRAPEC, v. 1. p. 1-12, 2003.
NOVELLINO, M. O. Gramática Sistêmico-Funcional e o estudo de imagens em livro didático de Inglês como Língua Estrangeira. International Systemic Functional Congress, XXXIII, 2006. São Paulo. LAEL. p. 315-330.
PAIVA, R. C. A imagem-texto no ensino-aprendizagem de língua estrangeira: estudo exploratório do livro didático Touchstone. 2010. Dissertação (Mestrado em Design), Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
VIEIRA, J. A. et al. Reflexões sobre a Língua Portuguesa – Uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2007, cap. 1.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|