O SENSACIONALISTA EM VEJA: SUJEITOS E VOZES DE UM ACONTECIMENTO DISCURSIVO

Adelino Pereira dos Santos (UNEB)

Resumo


Neste artigo, consideramos as noções de acontecimento, de sujeito e de formação  discursiva, oriundas da Análise de Discurso de linha francesa,  com base nos trabalhos de Michel Pêcheux (1997; 2002), bem como os conceitos de polifonia e dialogismo, originários do Círculo de Bakhtin, apoiados em Volóchinov  (2017)   para  analisarmos um fato noticiado em mídias impressas e digitais – a contratação do site Sensacionalista pela revista Veja –  como um acontecimento midiático e discursivo. O acontecimento  foi noticiado, além  de outras publicações, pela revista Veja, pelo site Sensacionalista e pelo  Diário do Centro do Mundo, entre os dias primeiro de fevereiro e três de março de 2017. O trabalho de pesquisa que aqui empreendemos teve por objetivo específico analisar e discutir como o acontecimento midiático e discursivo se apresentou materializado nos textos publicados pelas mídias supracitadas e as implicações ideológicas de tal acontecimento. Os textos-notícias  foram tomados, neste trabalho, como documentos, denominados aqui de Cenas 1 a 3, por se apresentarem, em seu conjunto, como um cenário que permitiu a percepção de um intricado jogo da   interrelação  do discurso com o “todo complexo das formações ideológicas”, de que trata Pêcheux (1997), conforme explicitamos na análise.


Referências


PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni. P. Orlandi.

ed. Campinas: Pontes, 2002.

______ . Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni P. Orlandi. 3. ed. Campinas. Editora da UNICAMP, 1997.

SANTOS, Jeana Laura da Cunha. Quando a carnavalização da notícia é a própria notícia. Disponível: https://objethos.wordpress.com/2016/02/08/comentario-da-semana-quando-a-carnavalizacao-da-noticia-e-a-propria-noticia/ Acesso: 09/08/2018

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo & Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2017.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: