História no feminino: a representação da mulher angolana em diferentes tempos na obra de Pepetela

Letícia Alves Franzini, Daniel Marinho Laks

Resumo


A escrita histórica é algo que vem sendo habitual na produção literária de Pepetela. Em decorrência de estar inserido em um contexto teórico pós-colonial, é possível explicitar na obra do autor uma rearticulação da história de Angola, que do ponto de vista das teorias pós coloniais, visa trazer voz para aquele que foi silenciado pela opressão e pela colonização. Apesar do já conhecimento dessa faceta do autor, ainda se tem a possibilidade de novas leituras que articulam pontos distintos dos já teorizados para essa rearticulação histórica. Assim, o presente artigo, tem como objetivo principal trazer uma leitura de duas obras de Pepetela, observando o modo como a representação feminina pode refletir e articular certo panorama da história. Pretende-se, portanto, analisar a partir de personagens femininas a narração da história e fazer paralelos entre a narrativa e a história de Angola.

 


Referências


ARAÚJO, Maria Paula Nascimento; SANTOS, Myrian Sapúlveda dos. História, memória e esquecimento: Implicações políticas. Coimbra: Revista Crítica de Ciências Sociais, 2007.

LEITE, Ana Mafalda. Literaturas Africanas e Formulações Pós-Coloniais. Lisboa: Edições Colibri, 2003.

MATA, Inocência. A condição pós-colonial das literaturas africanas de língua portuguesa: algumas diferenças e convergências e muitos lugares comuns. In: LEÃO, Ângela Vaz (Org.). Contatos e Ressonâncias Literaturas africanas de Língua Portuguesa. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2003.

MATA, Inocência. Ficção e História na Literatura Angolana: O caso de Pepetela. Lisboa: Edições Colibri, 2010.

MATA, Inocência. Pepetela: a releitura da história entre gestos de reconstrução. In: MATA, Inocência. Laços de memória & outros ensaios sobre literatura angolana. Luanda: União dos Escritores Angolanos, 2006.

PEPETELA. A Geração da Utopia. São Paulo: LeYa, 2013.

PEPETELA. Se o passado não tivesse asas. Rio de Janeiro: LeYa, 2017.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: