DA SACRA REGULAMENTAÇÃO À DISCURSIVIDADE: EFEITOS DE VERDADE NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

Rafaela Cláudia dos Santos (UFRN), Antonio Genário Pinheiro dos Santos (UFRN)

Resumo


Este trabalho objetiva discutir a produção de verdades e saberes nos textos regulamentadores da educação superior e da formação docente em Letras. Investigam-se a produção da verdade e os efeitos de parresia atrelados à historicidade dos documentos e à sacra regulamentação da educação brasileira nesses registros oficiais. Ancora-se na Análise do Discurso francesa e no método arqueogenealógico de Michel Foucault. As análises voltam-se para a discursividade operada pelos mecanismos e instrumentos oficiais da educação brasileira, oportunizando as conclusões de que tais elementos são mobilizados como ferramentas que colocam em jogo relações de poder-saber e permitem o gerenciamento político do professor em formação pela produção da verdade.

Palavras-Chave: Discurso. Parresia. Formação docente em Letras.

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Lei n° 9.394, de dezembro de 1996. Poder executivo, Brasília, 1996. Disponível em:: Acesso em: 06 ago. 2018.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: Acesso em: 06 ago. 2018.

CORACINI, Maria José; BERTOLDO, Ernesto Sergio (Orgs.). O Desejo da Teoria e A Contingência da Prática: discursos sobre e na sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

DELEUZE, Gilles. Michel Foucault. In: DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: 34, 2000, p. 103-147.

DREYFUS, Hubert Ledere. RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica - para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução de Vera Portocarrero e Gilda Gomes Carneiro. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitátia, 2010.

FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Paulo: Claraluz, 2008.

_______. Discurso e produção de subjetividade em Michel Foucault. Laboratório de estudos discursivos. Uberlândia, ano 2, v. 2, 2011, p. 1-19.

FERREIRA, Rosimeire Aparecida Moreira Peraro. A formação do professor de língua portuguesa: dizeres sobre a oralidade. In: BERTOLDO, Ernesto Sérgio (Org.). Ensino e aprendizagem de línguas e a formação do professor: perspectivas discursivas. São Carlos: Claraluz, 2009.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do Saber. 7 ed. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008a.

_______. A ordem do discurso. 3 ed. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2006a.

_______. A hermenêutica do sujeito. Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006b.

_______. Em defesa da sociedade. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

_______. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2009.

_______. O governo de si e dos outros: curso no Col1ège de France (1982-1983). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

_______. Segurança, território, população. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: EDUNICAMP, 1997.

_______. & FUCHS (1975). “A propósito da análise automática do discurso: atualizações e perspectivas”. In: GADET & HAK (Orgs.). Por uma análise automática do discurso. 3 ed. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 1997.

_______. Discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi. 5 ed. Campinas/SP: Pontes Editores, 2008.

VEIGA-NETO. Alfredo. Foucault e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: