DIGA-ME COM QUEM TU TRANSAS E EU (NÃO) TE DIREI QUEM ÉS: AS REPRESENTAÇÕES DO GAY EM CONTOS DE MARCELINO FREIRE E TOBIAS CARVALHO

Jessé Carvalho Lebkuchen (UFPEL), Alfeu Sparemberger (UFPEL)

Resumo


Este artigo analisa as representações do homem gay realizadas nos livros Contos Negreiros (2005), de Marcelino Freire, com enfoque nos contos “Canto VII – Coração” e “Canto XIII – Meus amigos coloridos”, e As coisas (2018), de Tobias Carvalho, utilizando as narrativas “Cantiga de roda” e “The Biggest Lie”. Pretende-se assim, com aportes teóricos direcionados ao queer, identificar relações e disparidades entre os personagens dos contos, a fim de problematizar e refletir de que formas são vistos por si e pelo outro, em relação às suas sexualidades. Percebe-se nas narrativas analisadas a existência de representações não preocupadas em atingir a um público específico e restritivo, mas em tratar naturalmente a construção de personagens gays. Portanto, a representatividade da homoeroticidade demonstra ser algo complexo, que envolve diferentes sujeitos, experiências e perspectivas sobre si, sua sexualidade e sobre o outro, distanciando-se da mera representação.


Referências


CARVALHO, Tobias. As coisas. Rio de Janeiro: Record, 2018.

FREIRE, Marcelino. Contos negreiros. Rio de Janeiro: Record, 2005.

LARROSA, Jorge Bondía. Narrativa, identidad y desidentificación. In:____. La experiencia de la lectura. 2. ed. Barcelona: Laertes, 1996. p. 461-482.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria

queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SILVA, Antonio de Pádua Dias da. A literatura brasileira de temática homoerótica e a escrita de si. In: Acta Scientiarum, v. 36, n. 1, p. 61-71, jan./mar. 2014.

TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 4 ed. rev. atual. e amp. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 7-72.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: