DA TEORIA DO CONTO AO DESEJO ERÓTICO EM MACHADO DE ASSIS: O DESNUDAMENTO DO IMAGINÁRIO EM MISSA DO GALO

Aline Costa dos Santos (PUCRS), Edcleberton de Andrade Modesto (PUCRS)

Resumo


Este artigo apresenta uma discussão acerca do desenvolvimento do tema erotismo no conto Missa do Galo (publicado originalmente em 1893), de Machado de Assis, partindo de um panorama geral da teoria do gênero narrativo em questão (Cortázar, 2006; Piglia, 2004.) para, em seguida, analisar o texto conforme a ótica de Bataille (2017).  Em Missa do galo é possível perceber que as ações femininas ganham destaque pelo fato de Conceição, uma mulher casada, despertar desejo em um jovem, Nogueira, e vice-versa, construindo uma tensão sexual expressa por detalhes tão sutis quanto reveladores. Nesse sentido, propõe-se uma leitura de perspectiva erótica desse clássico conto de Machado, considerando-se que o erotismo tende a se manifestar aqui de modo velado, devido ao contexto histórico de produção no qual o autor estava inserido.

Referências


BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto. In: Valise de cronópio. Trad. Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2006.

HESÍODO. Teogonia: trabalhos e dias. Lisboa: Imprensa Nacional, 2005.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Missa do Galo. Domínio público [conto originalmente publicado em 1893]. Texto-base digitalizado proveniente da Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro e digitalizado pelo NUPILL - Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística da UFSC. Disponível em: < http://www.bibvirt.futuro.usp.br>. Acesso em 25 fev. 2019.

PAZ, Otávio. A dupla chama: amor e erotismo. Trad. de Wladyr Dupont. São Paulo: Siciliano, 1994.

PIGLIA, Ricardo. Formas breves. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

PLATÃO. O Banquete. Tradução e Notas de Maria Teresa Schiappa de Azevedo. Lisboa: Edições 70, 1991.

ZUCCHI, Vanessa. A tessitura do desejo: corpo, sexualidade e erotismo nos contos de Anaïs Nin. Dissertação (Mestrado em Letras) – Escola de Humanidades, PUCRS. Porto Alegre, 2014.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: