“INVERNO”: UMA LEITURA DO ÊXODO RURAL NA POESIA DE JOAQUIM CARDOZO

MAXWELL AMORIM DOS SANTOS (UFPB), ELAINE CRISTINA CINTRA (UFPB)

Resumo


No início do século XX, a cidade de Recife sofreu diversas reformas que afetaram de forma direta as estruturas físicas e sociais da região. Tais mudanças na capital pernambucana são registradas na obra poética de Joaquim Cardozo, que expressa em vários de seus poemas uma forte crítica frente às consequências dessas reformas, uma vez que, em seu esforço de modernização, este movimento apagava de maneira indelével as marcas do passado naquele espaço e atingia dramaticamente às classes menos favorecidas. O presente artigo busca demonstrar como esta clave da obra poética de Cardozo se propõe a exarar este momento, resgatando, pela elaboração de uma memória subjetiva, os dados do passado que compunham o quadro social da cidade. Neste sentido, nossa reflexão se pautará em um poema bastante significativo do autor, “Inverno”, que é exemplar do modo como o autor se vale da imagem poética para expressar os meandros dessa modernização e como ela afeta as subjetividades e as transformações sociais que daí decorrem. Para tanto, será analisado o tratamento que a memória e seu engendramento imagético recebem no texto, assinalando as várias camadas de informações que ela aciona no texto lírico, e seu efeito no cômputo geral da obra.

Palavras-chave: Poesia pernambucana moderna. Regionalismo. Joaquim Cardozo. Êxodo rural.


Referências


ANDRADE, Carlos Drummond. Prefácio. In: CARDOZO, Joaquim. Poemas. Rio de Janeiro: Agir, 1947. p.7-13.

ARRAIS, Raimundo. A Capital da Saudade: destruição e reconstrução do Recife em Freyre, Bandeira, Cardozo e Austragésilo. Recife: Bagaço, 2006.

BARROS, Sousa. A década de 20 em Pernambuco. Rio de Janeiro: Paralelo, 1972.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. 4. edição. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

CARDOZO, Joaquim. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2010.

D’ANDREA, Moema Selma. A cidade poética de Joaquim Cardozo (elegia de uma modernidade). Recife: Xerox, 1998.

FREYRE, Gilberto. Joaquim Cardozo e o Recife. Recife: Jornal do Commercio, 1967.

¬¬¬______. Manifesto regionalista. 7. ed. Recife: Massangana, 1996.

HOUAISS, Antônio. Seis poetas e um problema. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura; Serviço de Documentação, 1960.

LUBAMBO, Cátia Wanderley. O bairro do Recife: entre o corpo Santo e o Marco Zero. Recife: CEPE/Fundação de Cultura Cidade do Recife, 1991.

REZENDE, Antonio Paulo. (Des)Encantos modernos da cidade do Recife na década de 20. Recife: FUNDARPE, 1997.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão. Tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. 420 p.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: