Dicionários no ensino de língua portuguesa: breves considerações

Pauler Castorino Oliveira Barbosa, Vanessa Regina Duarte Xavier

Resumo


Pretendemos com esta investigação refletir sobre o uso dos dicionários em sala de aula, buscando respostas (e levantando questionamentos) sobre o porquê de as obras lexicográficas não serem muito utilizadas no ensino de língua materna. Para isso, embasa-se em Antunes (2012), que reflete brevemente sobre a desvalorização do dicionário no ensino de Língua Portuguesa (LP), e em Rangel e Bagno (2006), que discorrem sobre os dicionários em sala de aula; apoiamo-nos, também, em estudos com temáticas similares a desta investigação. O percurso metodológico adotado neste trabalho é constituído de levantamentos bibliográficos e reflexões acerca das discussões dos autores consultados. Como resultado, observamos que o ensino de LP apoiado em obras lexicográficas é realizado precariamente no ensino superior e menos ainda na educação básica.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v8i3.2105


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