Pessoa com deficiência: modos de reescrituração em um documento oficial e em quadrinhos da revista Superinteressante
Resumo
Neste artigo, propomos uma reflexão sobre a reescrituração da designação “pessoa com deficiência”, a partir da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e de três quadrinhos da série intitulada Um dia na vida de..., da Revista Superinteressante, publicada no dia 28 de setembro de 2016. Buscamos explicitar as diferentes maneiras que a designação “pessoa com deficiência” é reescriturada nos recortes estudados. É a Semântica do Acontecimento desenvolvida pelo linguista Eduardo Guimarães (2002, 2018), que dá sustentação teórico-metodológica para este trabalho. Os resultados apontam que há diferentes reescriturações relativas à designação pessoa com deficiência, como indivíduos com deficiência, diferente, portadores de deficiências múltiplas e graves, deficiente, alunos portadores de deficiências, pessoas que fugiam do padrão de “normalidade”, necessidades educacionais especiais e cada vez que são reescrituradas significam de modo diferente, pois estão relacionadas a um acontecimento enunciativo, a um enunciado, a um texto.
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