Rose Red: uma leitura discursiva da materialidade fílmica
Resumo
Este estudo assume os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do discurso de origem francesa e as noções foucaultianas de enunciado, discurso e corpo, a fim de compreender como os enunciados do filme Rose Red produzem efeitos de horror e que discursos são materializados. Para tanto, descrevemos os enunciados como composição de estratégias cinematográficas no nível do plano; em seguida, identificamos os discursos emergidos na narrativa fílmica; e, por fim, analisamos como os enunciados produzem efeitos de horror marcados no corpo dos personagens e como se relacionam com a ordem do discurso. Tomamos os filmes como documentos que trazem registros de práticas sócio-econômicas do momento histórico de sua produção. Eles mostram como a sociedade projeta seus valores, seus medos etc. Como resultado, constatamos que os enunciados do filme produzem o efeito de horror pela reafirmação da ordem moral, pois, ao fazer circular o discurso pedagógico em planos cinematográficos, destacam a transgressão e a correspondente punição dos corpos indisciplinados.
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