Um estado de exiliência e deslocamento existencial nas personagens Celina e Haruki, no romance Rakushisha, de Adriana Lisboa

Haline Nogueira da Silva Domingues

Resumo


O artigo perfaz uma análise do romance Rakushisha (2007), de Adriana Lisboa, pelo viés do deslocamento das personagens Celina e Haruki em busca de um lugar de pertencimento e redescobrimento do próprio eu. Neste contexto, a perspectiva teórica da exiliência e do exílio compõe as proposições significativas emanadas de uma narrativa que expõe a vida de personagens fragmentados e exilados de si mesmos. A obra, produzida no contexto da pós-modernidade, de autoria feminina, é um celeiro de silêncios, crise identitária, desajustes emocionais, desencontros e caminhos que precisam ser desfeitos e refeitos pelas personagens principais. De maneira envolvente e lírica, o enredo de Rakushisha, palavra que intitula a obra e significa cabana dos caquis caídos, exterioriza uma geografia poética mesclada por traduções de haicais e trechos do diário de Matsuo Bashô, poeta japonês, responsável por codificar e estabelecer o cânone do haikai japonês. Metodologicamente, para compor a análise do romance, este trabalho busca referências e diálogo com os estudos de Bauman (2001), Nouss (2016), Said (2003), Zolin (2009), entre outros.


Referências


ARAGÃO, Daniela; ROCHA, Elnice Albegaria. Amores despedaçados: uma abordagem de Rakushisha e Cordilheira. Revista Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 13, n. 21, p. 119-134, jan/jul.2012.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

LISBOA, Adriana. Rakushisha. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

NOUSS, Alexis. Pensar o exílio e a migração hoje. Tradução: Ana Paula Coutinho. Porto: Afrontamento, 2016.

SAID, Edward W. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Tradução: Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

ZOLIN, Lúcia Osana. Literatura de autoria feminina brasileira no contexto da pós-modernidade. In: IPOTESI, Juiz de Fora, v.13, n.2, p. 105-116, jul./dez. 2009.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: