Alçamento da vogal /o/ na fala de alunos do 3º e 4º anos do ensino fundamental de Três Coroas/RS

Edina Morgana Porscher, Lovani Volmer, Rosemari Lorenz Martins

Resumo


Este estudo, consoante os pressupostos metodológicos da Sociolinguística Variacionista, discute o alçamento da vogal “o” em posição pré-tônica e pós-tônica. O objetivo da pesquisa foi analisar em que medida o alçamento da vogal “o” ocorre na fala e quais os contextos sociais e linguísticos que favorecem esse processo. A pesquisa foi realizada com crianças do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de Três Coroas/RS. A coleta de dados foi feita por meio de uma entrevista oral, na qual foram mostradas aos participantes imagens que representavam palavras com a vogal média “o” em posição pré-tônica e em pós-tônica. Após a coleta dos dados, a análise e a interpretação dos resultados indicaram alçamento vocálico em 53,4% das palavras analisadas e, dessa porcentagem, 75,7% das ocorrências se deu em palavras pós-tônicas.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v8i3.2136


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