AN ADAPTATION OF THE COMMUNICATIVE LANGUAGE TEACHING APPROACH FOR AN ENGLISH CONVERSATION COURSE IN BRAZIL

Leonardo Lucena Parisi (IFPB)

Resumo


A abordagem comunicativa é popularmente utilizada em salas de aula do mundo inteiro no ensino de língua inglesa. Este artigo tem como objetivo avaliar criticamente a abordagem comunicativa no ensino de inglês como segunda língua, além de proporcionar uma apresentação de como é possível pôr em prática tal abordagem, mais especificamente em um curso de conversação no Brasil. Foi conduzido um estudo da literatura sobre as teorias que influenciaram o desenvolvimento desta abordagem. As principais características da abordagem comunicativa, suas vantagens e desvantagens, aplicabilidade em diferentes contextos e algumas de suas críticas foram discutidas, juntamente com as diferentes formas que ela pode se manifestar: forma ‘forte’ ou ‘fraca’. Associado ao estudo teórico, também foi analisado como a abordagem comunicativa foi utilizada em um curso específico de conversação e quais possíveis modificações futuras poderiam ser aplicadas para aumentar sua eficácia de acordo com o contexto e as necessidades dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Abordagem comunicativa. Ensino de inglês. Curso de conversação.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i1.2187


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