A REPRESENTAÇÃO DE CONFLITOS RACIAIS NO ROMANCE THE LONG SONG, DE ANDREA LEVY
Resumo
Este artigo, como parte do projeto Literatura e Identidade, analisa a representação de conflitos raciais no romance The long song (2010), escrito por Andrea Levy. Partindo das reflexões de Deborah A. Thomas (2013), Steve Garner (2009) e Teun A. Van Dijk (1992), este trabalho utiliza-se de suas teorizações em volta dos conceitos de raça, a fim de discutir a construção e reprodução de conflitos raciais a partir do olhar da personagem Caroline Mortimer, representante do grupo dominante. Essa representação é baseada em três processos centrais: percepções do sujeito negro por parte do grupo dominante, internalização do papel de senhora e utilização da violência. Nesses diferentes vetores da interação social, a personagem principal adota e reproduz visões de mundo presentes no meio em que está inserida.
Referências
DIJK, Teun A. Van. Elite Discourse and Racism. Newbury Park: SAGE Publications, 1992.
GARNER, Steve. Racisms: an introduction. Londres: SAGE Publications, 2009.
LAURSEN, Ole Birk. “Telling Her a Story”: Remembering Trauma in Andrea Levy’s Writing. EnterText, v. 9, 2012, p. 53-68. Disponível em: .
LEVY, Andrea. The Long Song. Londres: Headline Review, 2010.
LIMA, Maria Helena. A Written Song: Andrea Levy’s Neo-Slave Narrative. EnterText, v. 9, 2012, p. 135-153. Disponível em: .
MUÑOZ-VALDIVIESO, Sofía. “This tale is of my making”: empowering voices in Andrea Levy’s The Long Song. Journal of Postcolonial Writing, v. 52, n. 1, 2 jan. 2016, p. 38-50. Disponível em: .
NIELSEN, Anna Marie Fennefoss. Lost Voices of History: The Portrayal of Slavery in Andrea Levy’s The Long Song, 2016. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Iceland, Islândia, 2016.
ÖZTABAK-AVCI, Elif. “Playing Bad for White Ears”: A Study of the Narratee in Andrea Levy’s The Long Song. Journal of Narrative Theory, v. 47, n. 1, dez. 2017, p.117-142. Disponível em: .
PÉREZ-FERNÁNDEZ, Irene. Breaking Historical Silence: Emotional Wealth in Joan Anim- Addo’s “Daughter and His Housekeeper” and Andrea Levy “The Long Song”. Callaloo, v. 40, n. 4, set. 2017, p. 113-126. Disponível em: < https://muse.jhu.edu/article/723040>.
THOMAS, Deborah A. Caribbean Studies, Archive Building, and the Problem of Violence. Small Axe, v. 17, n. 2, jul. 2013, p. 27-42.

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
![]() | ||
![]() | ![]() | ![]() |
![]()
|
| ![]()
|