A (DES)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA EM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
Resumo
O escritor José Saramago figura na literatura portuguesa contemporânea como um dos escritores mais importantes daquele cenário. Em seus textos aparecem temas caros ao seu tempo, como: a obscuridade da alma, a formação sociocultural dos sujeitos e a perversidade das relações humanas. Nessa perspectiva, tencionamos discutir a identidade e a interferência social no comportamento das personagens, no romance Ensaio sobre a cegueira, estabelecendo um diálogo contínuo com as críticas sociológicas de Bauman (2001) e Bauman e Donskis (2014). Em nossa análise vamos observar como o egoísmo, os impulsos sexuais descontrolados e outras características, inerentes ao homem, constituem a complexidade da identidade das personagens da obra em questão, sobretudo quando intensificadas pelo aprisionamento e exclusão social. No caso do romance em foco, a exclusão dos afetados pela cegueira; apontando que a identidade e a interferência social estabelecem vínculos estreitos quando das ações das personagens.
Referências
BARBOSA, N. de A. R. A desconstrução da identidade humana em “Ensaio sobre a Cegueira”. Cadernos de Pós-Graduação em Letras, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 1-9, 2011.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005.
BAUMAN. Z.; DONSKIS, L. Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
CALVINO, J. As institutas: edição especial para estudo e pesquisa. Tradução: Odayr Olivetti. 1. ed. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2002.
CONRADO, S. I. Valores socioculturais nos romances de José Saramago: reflexões sobre literatura e sociedade. Baleia na rede, São Paulo, v. 1, n. 8, p. 130-144, 2011.
FERNANDES, P. C. A Filosofia Moral de Immanuel Kant: A Virtude, A Ética e o Direito. 2007. 322 f. Dissertação (Mestrado em Direito). Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, Marília, 2007.
REAL, M. (Org.). Em demanda de um novo cânone. O romance português contemporâneo. 2. ed. Portugal: Editorial Caminho, 2012, p. 17-57.
SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SEIXO, M. A. Lugares da ficção em José Saramago. Lisboa: Imprensa Nacional, 1999.

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
![]() | ||
![]() | ![]() | ![]() |
![]()
|
| ![]()
|