ANALISANDO O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NA SALA DE AULA DE ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL.

Andriele Bairros Gonçalves (UFSM), Simone Rossi (UFSM)

Resumo


Trabalhar com a produção textual em sala de aula possibilita o desenvolvimento crítico do aluno, pois, através da escrita, esse sujeito pode manifestar sua opinião sobre determinado assunto e defender, com eficiência, suas ideias. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar como ocorre o ensino da produção textual em sala de aula e, para isso, realizou-se uma entrevista, através de um questionário contendo algumas perguntas referentes ao trabalho de produção textual, com alguns professores da Rede Pública Estadual da cidade de Santa Maria/RS e de São Pedro do Sul/RS. Para fundamentar tal prática, recorreu-se à Linguística do Texto e a metodologia adotada pautou-se na pesquisa qualitativa. Assim, a partir da análise realizada, constatamos que ainda há muito para se refletir sobre o ensino da produção textual em sala de aula, pois é preciso promover reflexões e buscar, sempre, em nossas práticas educacionais em sala de aula inserir a produção textual. Além disso, as estratégias de ensino utilizadas por alguns professores para a produção escrita estão um pouco distante do que é proposto pela Linguística do Texto , pelos  PCN’s, pelas  OCNs e pela BNCC que servem como base para o ensino,  pois ainda não compreende a escrita como uma prática interativa, que se pode explorar os conhecimentos de mundo do aluno, bem como os conhecimentos linguísticos.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i2.2307


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