O ensino de gramática da língua portuguesa na Educação Básica: perspectivas de aplicação didático-pedagógica da obra Oficina de gramática: metalinguística para principiantes, de Angela B. Kleiman e Cida Sepulveda

Francisco Renato Lima, Antônio Aílton Ferreira de Cerqueira

Resumo


Este artigo tem como objetivo avaliar as perspectivas de aplicação didático-pedagógica da obra Oficina de Gramática: metalinguística para principiantes, de autoria de Angela B. Kleiman e Cida Sepúlveda, publicada, originalmente, em 2012. Inicialmente, faz-se uma breve reflexão - a partir das contribuições de autores como Antunes (2003; 2007; 2014), Britto (1997), Faraco (2006; 2017), Franchi (2006), Geraldi (1997; 2006; 2012), Neves (2002; 2005; 2010a; 2010b), Possenti (1996), Travaglia (2003; 2009) - sobre temas relacionados ao ensino de Língua Portuguesa, na Educação Básica, com ênfase no ensino de Gramática. Essa fundamentação teórica, em seguida, é utilizada numa seção de descrição e análise da publicação em questão: cada capítulo é detalhado e analisado em suas especificidades, avaliando a pertinência das orientações apresentadas pelas autoras. Constatou-se que, embora a obra não apresente respostas ou alternativas capazes de suprir, eficientemente, as necessidades dos que se propõem ao ensino escolar da ampliação das capacidades comunicativas dos sujeitos que utilizam a língua materna, ainda assim, constitui um referencial relevante e necessário de ser lido por professores de Língua Portuguesa, em processos de formação e atuação docente.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Gramática. Língua Portuguesa. Educação Básica. Aplicação didático-pedagógica.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2327


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