O discurso religioso e violento em O conto da aia: o embate de vozes em A cerimônia

Luísa Freire

Resumo


Desenvolvido no âmbito dos estudos dialógicos do discurso, o presente artigo almeja realizar a análise de dois enunciados-cenas do romance distópico O conto da aia, de Margaret Atwood. Estas correspondem aos dois momentos centrais da Cerimônia, ritual mensal que ocorre nas casas dos políticos mais poderosos de Gilead. O estudo consiste em examinar o embate de vozes que se verifica em signos ideológicos específicos empregados pela protagonista-narradora, bem como as forças centrípetas e centrífugas em ação nos enunciados. Para tal, fundamenta-se na teoria dialógica e enunciativa do Círculo de Bakhtin, com destaque aos conceitos indicados, como as forças centrípetas e centrífugas, o signo ideológico e a sua capacidade refletir e refratar sentidos.  A análise desse evento, a partir de um olhar dialógico, possibilitou que se depreendesse o diálogo entre a voz da protagonista e a organização social de Gilead – alicerçada em um discurso religioso colorido por violência. Assim, sob a luz da teoria dialógica bakhtiniana, evidenciaram-se as relações entre a obra e a contemporaneidade.

PALAVRAS-CHAVE: Análise dialógica. Embate de vozes. Signo ideológico. O conto da aia (1985).

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2353


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