Vivendo no terceiro espaço: uma análise das relações interculturais em Tempo de migrar para o norte, de Tayeb Salih
Resumo
Segundo Bonnici e Zolin (2009, p. 257), a teoria e a crítica pós-colonialista derivam de uma íntima relação entre discurso e poder. Por um longo tempo, a visão do Oriente pelo Ocidente foi pautada por representações que serviram à ideologia da superioridade do europeu, levando consciente e deterministicamente à subordinação. Em Orientalismo, o Oriente como invenção do Ocidente (1990), Edward Said demonstra que a legitimação do controle do europeu sobre o Oriente deu-se por meio do estabelecimento de um construto negativo. Os fluxos migratórios do Oriente para o Ocidente, principalmente das ex-colônias para as metrópoles, propiciaram o surgimento de identidades híbridas, construídas e vividas no que Bhabha, em O local da cultura (1998), denominou “terceiro espaço”. Há inúmeras obras de ficção na literatura contemporânea que promovem a representação das relações interculturais a partir do ponto de vista de personagens detentoras de identidades híbridas, que, do seu lugar de fala, lançam às culturas de origem e às de acolhimento um olhar crítico que nos permite refletir sobre a conjuntura política, social e cultural subjacente às tensões ainda presentes nas relações Oriente/Ocidente. Com o suporte teórico dos estudos pós-coloniais e culturais, este trabalho propõe a análise das relações interculturais em Tempo de migrar para o norte, de Tayeb Salih, focalizando em particular a figura do retornado, ou seja, do emigrante que retorna ao seu lugar de origem.
PALAVRAS-CHAVE: Hibridismo. Relações interculturais. Tayeb Salih.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2364
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