Frestas e veredas literárias: letramento literário e a atuação do professor-leitor

Aline Fatima Camargo, Fabianna Simão Bellizzi

Resumo


A Literatura, ao ir além da fruição, possibilita a transformação humana, haja vista que a carga temática de suas narrativas concentra-se nas tensas e conflituosas interações sociais. Frestas e veredas são abertas a fim de contar sobre seres humanos que estão por algum motivo querendo reivindicar a sua posição dentro do sistema corrente. Desse modo, embasando-nos no corpus de nosso projeto de Iniciação Científica, qual seja, A Guerra no Bom Fim, do autor Moacyr Scliar, pretendemos analisar como o letramento, sob a orientação da vertente fantástica, contribui de maneira significativa na sala de aula, que por sua vez também é reprodutora da estrutura social vigente. Com isso, objetivamos destacar o papel do professor-leitor no processo desse letramento literário, a partir da hipótese de que o transitar da Literatura nas demais disciplinas escolares converte-se numa colossal fonte promotora da Educação voltada para a formação humana. Para tanto, a fundamentação teórica será embasada e apresentada nas contribuições teóricas de Antonio Candido (1995), Regina Zilberman (1994), Rildo Cosson (2005), Theodor W. Adorno (1995), Tzvetan Todorov (2010).

PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Letramento literário. Sala de aula. Professor-leitor.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2396


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