Inclusão ou inserção dos alunos surdos no ensino superior? Análise de uma notícia sobre o programa UFGINCLUI

Eliesi Graciele de Souza, Fabiane Ferreira da Silva Moraes

Resumo


A inclusão de pessoas surdas tem ganhado visibilidade nas últimas décadas, cita-se como exemplo a redação do ENEM no ano de 2017, a implementação dos cursos de licenciatura e bacharelado de Letras: Libras e as ações das universidades públicas. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo compreender como se caracteriza o ethos da Universidade Federal de Goiás (UFG) acerca da inclusão, especificamente no que se refere à inclusão dos sujeitos surdos. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de caráter documental. O trabalho tem como aporte teórico os estudos acerca da Análise do Discurso e do ethos desenvolvidos por Maingueneau (2008, 2018), além de teóricos que discorrem sobre a educação de surdos. O corpus é formado por uma notícia acerca do seminário de avaliação do programa UFGInclui, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os resultados encontrados indicam que embora a instituição busque um ethos positivo, no que se refere à comunidade surda, o ethos visado não corresponde com o produzido.

PALAVRAS-CHAVE: Surdos. Discurso. Ethos. Inclusão.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2427


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