Ser professor de português e os saberes do seu métier: representações sociais de alunos de Letras

José Marcos Ernesto Santana de França, Renata Antero de Oliveira

Resumo


O objetivo deste artigo, que é um recorte de uma pesquisa qualitativa-interpretativa, é analisar nos discursos de alunos de um curso de Letras em formação inicial as representações sociais sobre ser professor, sobre a sua relação identitária com a profissão e sobre os saberes que o professor deve dominar em seu métier para ser um “bom” professor de Português. Para atingir o nosso propósito, aplicamos questionários semiestruturados a alunos do quarto semestre do referido curso de uma universidade pública e os dados obtidos formaram o nosso corpus de análise. Para analisar o corpus, nos baseamos em aportes teóricos da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2015; JODELET, 2001); em estudos sobre o saber docente (TARDIF, 2014); e em estudos da Linguística Aplicada sobre a formação de professores (MATENCIO, 2001; SILVA, 2013; RIBEIRO, 2014). As análises nos levaram a concluir que os sujeitos-alunos em formação inicial mobilizam representações sociais cristalizadas no senso comum, mas também já mobilizam representações incipientes do saber científico adquirido na academia.

PALAVRAS-CHAVE: Representações Sociais; Formação Docente Inicial; Formação em Letras.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2442


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