Ponciá Vicêncio e a relação com o outro
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a relação da protagonista com as demais personagens e sua contribuição para a reescrita da identidade negra de Ponciá. A narrativa Ponciá Vicêncio se constitui através das memórias da protagonista que, do início ao fim, desordena e ordena a narrativa. As lembranças se constroem pelos espaços e imagens, sejam engendradas da figura moldada em barro de Vô Vicêncio,sejam pelos outros, seja através do regresso a locais de feição afetiva para Ponciá. Além disso, o fluxo de idas e vindas, no plano ficcional, representa a diáspora da protagonista. Ponciá sente o anseio de esculpir o presente, o futuro e o passado; através do barro rememora a ideia de remodelar a si mesma, após uma desconstrução causada pela sociedade e recriar um novo “eu”, afirmando e resgatando a identidade extinguida pelos processos sociais de segregação.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura afro-brasileira. Ponciá Vicêncio. Conceição Evaristo.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2458
Referências
GÊNESIS. In: Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2011.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
GLISSANT, Édouard. Introduction à une poétique du divers. Paris: Gallimard, 1990
SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.
WOODWARD, Katheriny. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|