Leituras marginais sobre o cenário pandêmico em terras colonizadas

Edinan Damasceno Carvalho, Joabson Lima Figueiredo

Resumo


Diante desse horizonte de possibilidades sufocante que se colocou sobre o nosso presente e que a cada dia tem se mostrado mais sombrio, talvez se faça necessário lançar um olhar marginal sobre essa crise que se instalou em nossas vidas. Lemos neste trabalho os poemas publicados, nesse período pandêmico, pelo poeta Ricardo Aleixo na rede social Facebook e que se referem as violências que desde antes do COVID-19 já ansiavam nos impedir de respirar. Neste artigo, tentamos apresentar reflexões sobre as violências anti-negro que, numa tentativa de se fazer mais efetivas, se aliaram a vulnerabilidade que a quarentena tem nos colocado. Além dessa visão sobre a situação que se somou as violências do Estado e aumentou as chances da nossa morte vir por um caminho que nos rouba o ar, também apresentamos leituras sobre as lutas que tem sido travadas contra tudo o que nos nega o direito a respiração. Para isso, nos apoiamos nas colocações de Achille Mbembe e de Frantz Fanon para produzirmos essa leitura sobre as estratégias que o Estado tem usado para fazer uma maioria de vidas chegarem a um fim prematuro com o intuído de garantir o direito à vida plena a uma determinada parcela da sociedade e como tem se articulado os corpos que resistem as forças de desumanização e de morte. Desse modo, este trabalho apresenta apontamentos sobre como o Estado tem garantido que uma minoria respire enquanto uma maioria sofre com essa situação que se faz cada vez mais sufocante.

PALAVRAS-CHAVE: Pandemia. Necropolítica. Ricardo Aleixo. Crise.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2469


Referências


ALEIXO, Ricardo. Pesado demais para a ventania. São Paulo: todavia, 2018.

ALEIXO, Ricardo. Ricardo Aleixo. Facebook, 2020. Disponível em: https://www.facebook.com/jaguadarte.ricardoaleixo. Acesso em 05 de jun. de 2020.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é uma literatura menor? In: DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968.

MBEMBE, Achille. O direito universal à respiração. n-1 edições, 2020. Disponível em: https://n-1edicoes.org/020. Acesso em 10 de jun. de 2020.

PELBART, Peter Pál. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. São Paulo: N-1 edições, 2013.

Sempre um Papo - Ricardo Aleixo. Sempre um Papo. Youtube. 13dez2013. 72min00s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BlF2aZ3OF1A&t=1985s. Acesso em 03 de mar. de 2020.

Rondó da Ronda noturna. Rascunho. Disponível em: http://rascunho.com.br/rondo-da-ronda-noturna-de-ricardo-aleixo/. Acesso dia 11 de jun. de 2020.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: