A importância da avaliação textual-interativa na escrita de graduandos que cursaram a disciplina on-line 'Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos'

Claudia Ribeiro Rodrigues, Daniel Martins de Brito, Maria Eduarda Gama Almeida, Paola Gabrielle Lima Xavier, Paolla Aparecida Pereira Custódio

Resumo


O contexto acadêmico possui especificidades relativas à produção escrita que são, muitas vezes, diferentes daquelas com que os estudantes estavam habituados antes de integrar esse contexto. Por isso, é necessário que, ao produzir textos acadêmicos, os alunos sejam orientados, de maneira eficiente, acerca de como desenvolver melhor suas produções. Tendo isso em vista, o presente artigo objetiva analisar as contribuições do método de correção ‘textual-interativo’ (RUIZ, 2010), assim como discutir sobre a relevância da prática de reescrita para o desenvolvimento do letramento acadêmico dos discentes. Para isso, foi feito um estudo comparativo entre a primeira e a segunda versão de três textos do gênero projeto de pesquisa, produzidos por graduandos que cursaram a disciplina on-line “Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos”, ofertada pela UFMG, no primeiro semestre de 2019. Os primeiros textos foram corrigidos com o método textual-interativo e reescritos pelos alunos após a avaliação dos tutores. Os resultados apontam que esse meio de correção, seguido da reescrita, contribui significativamente para o desenvolvimento da escrita acadêmica dos discentes.

PALAVRAS-CHAVE: Produção de textos acadêmicos. Método de correção textual-interativa.  Reescrita de textos.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2474


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