Histórias do país de Ali-Babá, de Deifilia, Rachel e Aurora: um breve estudo sistematizado

Cristina Rothier Duarte

Resumo


Neste artigo, realizamos um breve estudo de uns dos últimos volumes da Biblioteca Infantil da Livraria Quaresma, a obra Histórias do País de Ali-Babá, das autoras Deifilia da Silva Quaresma, Rachel da Silva Quaresma e Aurora da Silva Quaresma. Este trabalho se justifica pela falta de visibilidade que a obra tem dentro da historiografia da Literatura Infantil brasileira, embora faça parte da coleção de inaugurou uma literatura mais próxima cultural e linguisticamente da criança brasileira. Portanto, apresentamos como objetivos específicos a sistematização da obra e o estudo das narrativas “A chinelinha de ouro” e “Castigo de um anjo”, a partir da classificação dos contos populares encetados por Coelho (2000) e Cascudo (1952). A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Como resultado, percebemos que a obra segue as características predominantes da Literatura infantil da época, uma literatura que, apesar de visar ao prazer do leitor, é dotada de um forte caráter exemplar e moralizante.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura infantil brasileira. Biblioteca Infantil da Livraria Quaresma. Histórias do País de Ali-Babá.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2488

 


Referências


CASCUDO, Câmara. História da literatura brasileira. Vol. VI. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1952.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 22. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. 5. ed. Barueri: Mande, 2010.

JORNAL DAS MOÇAS: Revista Quinzenal Illustrada. Rio de Janeiro. 1914-1919. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 11 jun. 2020.

LINDER, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorothé de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MARÇAL, Marcia Romero. A tensão entre o fantástico e o maravilhoso. Revista FronteiraZ - Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, São Paulo, n. 3, 2009. Disponível em: http://www4.pucsp.br/revistafronteiraz/numeros_anteriores/n3/download/pdf/tensao.pdf. Acesso em: 18 jan. 2018.

MEDEIROS, Mácio Alves de. Cinge a musa o oráculo da tradição: revelações perenes da narrativa em contos de Perrault. 2010.

O TICO-TICO: Jornal das crianças. Rio de Janeiro. 1905-1961. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 11 jun. 2020.

PROPP, Vladimir Iakovlevitch. Morfologia do conto maravilhoso. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2006.

QUARESMA, Deifilia; QUARESMA, Rachel; QUARESMA, Aurora. Histórias do País de Ali-Babá. Rio de Janeiro: Livraria Quaresma, [193-?]/1958.

SOUSA, Suzana Palermo de. Figueiredo Pimentel, adaptador de contos populares do Brasil para as crianças do século XIX. Linha Mestra, n. 36, p. 992-996, 2018.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: