O bucolismo neoclássico nas veredas do Grande sertão

Gregory Magalhães Costa

Resumo


Muito se tem falado sobre a confluência de gêneros da obra de João Guimarães Rosa, em sua fortuna crítica, porém o caráter bucólico de seu Grande sertão jamais foi abordado, provavelmente por esse espaço simbólico raramente se mostrar como um locus amoenus. Também Riobaldo raramente apresenta uma aurea mediocritas ou carpe diem ou fugere urbem. O narrador-protagonista dificilmente demonstra afeição ao estilo simples. É necessário, portanto, evidenciar o bucolismo rosiano do entendimento barroco de uma natureza viva e proliferante, a partir de uma poética comparada com a obra de Virgílio e de Claudio Manuel da Costa. Os antigos pastores poetas são convertidos em vaqueiros sertanejos por Rosa e Riobaldo possui dor de amor semelhante à de Claudio Manuel, em que o destino desdenha de seu amor, tal qual Galateia do de Polifemo.

PALAVRAS-CHAVE: Bucolismo. Grande sertão: veredas. Pastor poeta. Vaqueiro. Natureza proliferante.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2489


Referências


BAUZA, Hugo. Intoduccion. In: OTTO, Walter. Las musas. Buenos Aires: Editorial Universitaria de Buenos Aires, 1981. p. 7-17.

CHAMMA, Foed Castro. As Bucólicas e o paganismo. In: VIRGÍLIO. Bucólicas. Tradução e introdução Foed Castro Chamma. Rio de Janeiro: Calibán, 2008. p. 9-16.

KERÉNYI, Carl. Eleusis: archetypal image of mother and daughter. Translated from German by Ralph Manheim: Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1967.

LESSING. Arte y vida (Laocoonte). Rio de Janeiro/Buenos Aires: Editorial Tor, 1945.

LORENZ, Günter. Diálogo com Guimarães Rosa. In: Diálogo com a América Latina. São Paulo: EPU, 1973. p. 315-355.

MARNOTO, Rita. A Arcádia de Sannazaro e o bucolismo. Prefácio de Aníbal Pinto de Castro. Coimbra: Gabinete de Publicações da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), 1996.

MENDES, João Pedro. Construção e arte nas Bucólicas de Virgílio. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1985.

OTTO, Walter. Las musas. Buenos Aires: Editorial Universitaria de Buenos Aires, 1981.

ROSA, João Guimarães. Ave palavra. Nota introdutória Paulo Rónai. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1970.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

SOUZA, Ronaldes de Melo e. A saga rosiana do sertão. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

TINTELNOT, Hans. Do neoclassicismo à arte moderna I. Lisboa/Cacem: Gris impressores S. A. R. L., março de 1972.

VIRGÍLIO. Bucólicas. Tradução e introdução Foed Castro Chamma. Rio de Janeiro: Calibán, 2008.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: