Autismo em pauta: análise de elementos semânticos em tirinhas da Turma da Mônica
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar possíveis elementos semânticos que proporcionam a pluralidade de sentidos em textos verbais e não verbais. Esses textos selecionados tratam da inclusão de crianças que possuem Transtorno de Espectro Autista (TEA), e fazem parte de uma edição especial (2019), da Revista da Turma da Mônica, do autor Maurício de Sousa. Para esta análise, selecionamos partes da revista com textos verbais e não verbais e prints de vídeos do canal da Turma da Mônica, que propiciaram algumas construções de sentidos. A metodologia segue os pressupostos da Semântica, em uma perspectiva sociointeracionista. O estudo é de cunho qualitativo e alguns dos aportes teóricos utilizados foram: Bernardi (2014), Ferrarezi Jr. (2019), Mccleary e Viotti (2009), Marcuschi (2008), Bakhtin (2002), Souza e Santos (2018), entre outros. A partir das análises, verificamos que os textos produziram efeitos de sentido acerca do TEA. O autor Maurício de Sousa utilizou-se de múltiplos sentidos para abordar um tema de grande relevância social, alcançando o público infantil por meio de estratégias linguísticas, as quais despertam o humor e a criticidade.
PALAVRAS-CHAVE: Semântica. Autismo. Textos verbais e não verbais.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2490
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2002.
BERNARDI, Dalmira Inês. Formação de professor: explorando os gêneros textuais charge e tirinha na formação do aluno leitor. In: os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Versão Online, ISBN 978-85-8015-079-7. Paraná: Cadernos PDE, 2014.
BRUNI, Ana Rita. et al. Autismo e realidade (Cartilha autismo e educação). São Paulo, 2013.
CABRAL, Symara Abrantes de Oliveira; OLIVEIRA, Sayonara Abrantes de. Fenômenos da significação e da construção do humor nas tirinhas humorísticas na sala de aula: interagindo com textos para aprender a ler. Anais do SILEL. Vol. 3, n 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
FERRAREZI JR., Celso. Semântica. Coleção Linguística para o Ensino Superior. Vol. 6. São Paulo: Parábola, 2019.
MACHADO, Cintia Corrêa Da Silva. Estratégias de alfabetização e socialização que atendam crianças autistas. Universidade Candido Mendes / avm pós-graduação lato sensu. Rio de Janeiro, 2017.
MARCUSCHI, Luis Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MCCLEARY, Leland; VIOTTI, Evani. Semântica e Pragmática. Universidade Federal de Santa Catarina Licenciatura e Bacharelado em Letras-Libras na Modalidade a Distância. Florianópolis: 2009.
ROCHA, Max Silva da; SILVA, Margarete de Paiva. A linguística textual e a construção do texto: Um estudo sobre os fatores de textualidade. Revista a Cor das Letras, Feira de Santana, v. 18, n. 2, maio/ago. 2017, p. 26-44. Acesso em: 20 de mai. de 2020.
SOUSA, Maurício de. Revista da Turma da Mônica. Editora Maurício de Sousa. n 51, 2019. Disponível em: https://www.revistaautismo.com.br/geral/andre-e-a-turma-da-monica-em-sincericidio/. Acesso em: 30 de mai. de 2020.
SOUZA, Pedro Miguel Lopes de; SANTOS, Isabel Margarida Silva Costa dos. Caracterização da síndrome autista. O Portal dos Psicólogos, 2018. Disponível em: WWW.psicologia.com.pt. Acesso em: 20 de mai. de 2020.
XAVIER, Glayci Kelli Reis da Silva. Histórias em quadrinhos: panorama histórico, características e verbo-visualidade. Programa de pós graduação em Letras Estudos Literários UFJF. Darandina Revista eletrônica, 2018. Vol. 10, n 2. ISSN 1983-8389.
YOUTUBE. Canal Maurício de Souza: o autismo na Turma da Mônica, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UC6bvaeZ7n1LYynzjrIVWudg. Acesso em: 30 de mai. de 2020.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|