Autismo em pauta: análise de elementos semânticos em tirinhas da Turma da Mônica

Mirelly Simplício de Souza, Natália Luczkiewicz da Silva, Max Silva da Rocha

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar possíveis elementos semânticos que proporcionam a pluralidade de sentidos em textos verbais e não verbais. Esses textos selecionados tratam da inclusão de crianças que possuem Transtorno de Espectro Autista (TEA), e fazem parte de uma edição especial (2019), da Revista da Turma da Mônica, do autor Maurício de Sousa. Para esta análise, selecionamos partes da revista com textos verbais e não verbais e prints de vídeos do canal da Turma da Mônica, que propiciaram algumas construções de sentidos. A metodologia segue os pressupostos da Semântica, em uma perspectiva sociointeracionista. O estudo é de cunho qualitativo e alguns dos aportes teóricos utilizados foram: Bernardi (2014), Ferrarezi Jr. (2019), Mccleary e Viotti (2009), Marcuschi (2008), Bakhtin (2002), Souza e Santos (2018), entre outros. A partir das análises, verificamos que os textos produziram efeitos de sentido acerca do TEA. O autor Maurício de Sousa utilizou-se de múltiplos sentidos para abordar um tema de grande relevância social, alcançando o público infantil por meio de estratégias linguísticas, as quais despertam o humor e a criticidade.

PALAVRAS-CHAVE: Semântica. Autismo. Textos verbais e não verbais.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2490


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